sábado, 19 de fevereiro de 2011

A região central e portuária de Niterói e um plano metropolitano de articulação das cidades ao redor da baía da Guanabara

Se há um aumento na demanda por condomínios comerciais na cidade do Rio de Janeiro e uma ausência de espaços para novos investimentos, como comentado na postagem anterior, talvez esteja na hora de repensarmos a articulação entre as cidades que compõe a região metropolitana do Rio de Janeiro. O mercado imobiliário está depositando todas as suas fichas nas transformações da zona portuária do Rio de Janeiro, estimulando intervenções focadas na construção de um centro de negócios, enquanto talvez seja mais viável e sustentável encontrar outras alternativas para o equilíbrio do mercado de salas comerciais.

Um primeiro ponto a ser discutido diz respeito à origem de tal aumento, pois não adianta apenas criamos mais salas e mais espaço para investimentos quando é necessário responder diretamente a determinadas demandas. O próprio mercado afirma que o aumento na procura por salas é impacto no Rio de Janeiro da exploração do pré-sal e das grandes obras de infra-estrutura e mega-eventos, ou seja, existe um caráter de investimentos que não atinge apenas a capital do estado do Rio de Janeiro.

Nesse sentido, estamos passando por um momento de grandes operações no estado do Rio, como o pólo petroquímico em Itaboraí, assim como estamos montando uma rede gigante de infra-estrutura, com ações como o arco metropolitano. Porém, as cidades afetadas pelos novos fluxos de investimentos, demandas sociais, mercadológicas e políticas, principalmente aquelas da região metropolitana, ainda não tem um plano verdadeiro que as respalde para essas mudanças. Essas cidades carecem de integração e consolidação.

Então, um dos pontos das transformações e intervenções na zona portuária do Rio pode sim responder às demandas por novos condomínios comerciais, há espaço e vontade para isso. Mas este deve ser um dentre tantos pontos e demandas que existem nos bairros da região portuária do Rio de Janeiro, não o principal. Se as demandas por novas salas e escritórios é fruto de investimentos em todo o estado do Rio, com grande foco na região metropolitana, talvez seja necessário pensar o espraiamento dos investimentos para novos condomínios comerciais nas diversas cidades ao redor da baía da Guanabara, formando um plano inteligente de ações.


Cidade Nova, Centro do Rio e Centro de Nitetói

Nesse ponto, acredito eu, entra a consolidação do centro de Niterói e a criação de uma identidade própria para a cidade. Inúmeras grandes obras, à semelhança do Rio de Janeiro, foram empreendidas ao longo do século XX, como o porto da cidade, tornando Niterói portadora de boa infra-estrutura. Porém, o centro desta cidade ainda carece de um caráter e de novas melhorias, sendo a proximidade com o centro do Rio de Janeiro um grande trunfo.

A zona portuária de Niterói, contígua ao seu centro, também precisa de grandes transformações, assim como o porto do Rio. Uma articulação entre a transformação do centro e zona portuária de Niterói com aquelas pretendidas para os bairros do porto do Rio poderá ser a saída inteligente para as novas demandas do mercado de condomínios comerciais. Afinal, a proximidade de Niterói com o pólo petroquímico de Itaboraí, com a parte norte do estado do Rio, onde a indústria do pré-sal se estabeleceu e a elaboração do arco metropolitano colocam a cidade em posição especial.


Projeto da região portuária de Niterói

Não podemos esquecer que a região portuária de Niterói tem um traçado bonito e pensado, como mostra a foto acima, e possui uma demanda turística própria com seu mercado de peixes São Pedro que, a exemplo do Mercadão de São Paulo, pode se tornar um ponto mais fortemente característico da cidade. Os bairros residenciais de forte imigração portuguesa e a proximidade com São Gonçalo, uma das maiores cidades do estado do Rio, são outros dois pontos importantes para entender a atratividade possível na transformação dessa região.

Não nos basta apenas transformar a região portuária do Rio em um grande “case” de sucesso, reservando toda a fome do mercado para uma região. Isso só resultará num vampirismo urbano semelhante ao projeto da avenida Berrini em São Paulo. Precisamos de um plano sério e de longo prazo que interligue e consolide as cidades da região metropolitana, trazendo desenvolvimento humano e qualidade de vida. Só assim conseguiremos preservar e respeitar o manguezal do fundo da baía da Guanabara e enfim despoluí-la. Só assim conseguiremos enfim dar voz a importantes demandas, como a construção da rodoviária da baixada fluminense, a construção da linha 3 de metrô (de metrô!) e um sistemas urbano de transporte barato e interligado.

link da foto!
http://www.achetudoeregiao.com.br/rj/Niteroi/historia2.htm

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