GS10, 2010. fonte: http://www.ventoso.com.ar/esp/galeria1.html
Folheando uma revista especializada em artes visuais há algumas semanas atrás, me surpreendi especialmente com uma imagem, dentre toda a abundância de informações visuais que pouco pude digerir numa rápida folheada, sem a qual não poderia começar a conhecer o vigoroso trabalho do artista argentino Abel Ventoso. Memorizei seu nome e fui buscar na rede mais informações sobre sua obra e sua biografia. Desde a primeira imagem foi difícil não comparar seus atuais planos de relevo com trabalhos dos anos 60 e 70 do nosso Sérgio Camargo, com pesquisa muito parecida as do jovem artista argentino. A comparação se tornou ainda mais inevitável depois que conheci em seu site mais alguns de seus trabalhos.
Tenho particular paixão pela aproximação do trabalho de Sérgio Camargo com a arquitetura moderna brasileira, em meados do século passado, e não à toa o tema central deste blog flutua ao redor das fronteiras possíveis e ilimitadas da arquitetura. Qual então não foi minha surpresa ao saber que, além de muito próximo ao trabalho de Camargo, Ventoso também tinha uma formação acadêmica em arquitetura, o que só viria a somar minha curiosidade por conhecer mais de sua obra.
S55, 2011. fonte: http://www.ventoso.com.ar/index0.html
Trabalhos como S55, de 2011, trazem consigo a inevitável capacidade de resgatar a imagem de trabalhos com resultado estético muito semelhante aos que tanto nos acostumamos a conhecer dos nossos Sérgio Camargo e Athos Bulcão. Uma prova de que as obras desses lendários artistas brasileiros continuam latentes e propulsoras de novos movimentos e investigações, assim como geometria e construtivismo, temas de investigação plástica comuns a todos eles e que possuem grande apelo e facilidade em produzir interfaces com a arquitetura.
Trabalhos de Athos Bulcão e Sérgio Camargo. fontes: http://www.bolsadearte.com/cotacoes/camargo_sergio.htm e http://www.fundathos.org.br/galeriavirtual
O site oficial de Abel Ventoso vale uma boa e minuciosa visita: www.abelventoso.com . Sem dúvida, um trabalho para se conhecer e acompanhar.
Hola Conrado,
ResponderExcluirAprecio mucho tus comentarios, gracias.
Cuando estes de visita por Buenos Aires, escribime. Podemos coordinar una reunión en el taller y conversar un rato.
Saludos,
Abel.-