sábado, 30 de abril de 2011

Mensagem para a ABAP sobre o Novo Código Florestal Brasileiro.

ABAP - Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas

Olá, amigos. Compartilho aqui com vocês mensagem de e-mail que enviei para a ABAP sobre o novo Código Florestal Brasileiro. Ando muito angustiado com o encaminhamento que está sendo dado às alterações no nosso código florestal e estava carente de um posicionamento mais aberto e conjunto dos arquitetos, especialmente dos paisagistas. Segue abaixo a minha mensagem :


Olá, equipe da ABAP.
Como vão vocês?

          Sou estudante de arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e tenho acompanhado com cautela as discussões no Congresso Nacional sobre as alterações no Código Florestal Brasileiro. Não me restam dúvidas de que atualizações são necessárias e de que um novo código precisa ser discutido, afinal nosso último código florestal foi elaborado há mais de 45 anos atrás. Porém, como temos podido acompanhar pela mídia, ruralistas e ambientalistas estão travando um desigual embate na defesa dos pontos a serem modificados para o novo código.

         Nesse sentido, como estudante de arquitetura conheço bem a importante contribuição do paisagismo como campo de conhecimento e ação no que diz respeito à paisagem brasileira. Sendo assim, e tendo em vista as grandes alterações na paisagem que um novo código florestal pode representar, sinto falta de conhecer um posicionamento aberto e conjunto dos paisagistas brasileiros a respeito do novo código. Acompanho os informes do boletim de notícias Paisagem Escrita, da ABAP, e somente encontrei referências ao Novo Código Florestal em relação ao posicionamento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Academia Brasileira de Ciência.

         Sabendo que nessas próximas semanas passaremos por momentos decisivos no que diz respeito às modificações do Código Florestal Brasileiro, gostaria de conhecer melhor o posicionamento da ABAP em relação ao novo código. Conheço bem e apoio a atuação da instituição, que em muito contribuirá para fortalecer e fomentar o nosso novo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, principalmente no que diz respeito às cartas abertas dirigida à sociedade. A Carta da Paisagem Brasileira, de 2010, sem dúvida condensa as conquistas e contribuições que o paisagismo brasileiro alcançou nesses últimos tempos, revelando, de alguma maneira, um posicionamento em relação ao Novo Código Florestal do nosso país. Mesmo assim, como estudante de arquitetura me faz falta um posicionamento mais ativo de demonstração da nossa opinião conjunta como estudiosos da paisagem em direção aos congressistas do parlamento brasileiro.

          Onde posso encontrar este tipo de manifestação? Poderiam me sugerir links ou caminhos para que eu possa conhecer melhor o posicionamento e a atuação de nossas instituições de arquitetura, urbanismo e paisagismo no que diz respeito ao novo código florestal? Será que já existem manifestações públicas e abertas que eu ainda não tomei conhecimento? Se não, não será este um momento oportuno de manifestação aberta de uma nova carta da ABAP em relação ao seu posicionamento sobre o novo Código Florestal Brasileiro?
 
         Muitas dúvidas típicas de um estudante de arquitetura, que eu espero que vocês possam me ajudar a decifrar. Ficarei realmente muito feliz com isso! Agradeço muito a boa vontade de vocês em receberem minhas dúvidas e questões e obrigado pela paciência na leitura desta mensagem.


Um grande abraço e um ótimo final de semana.
Conrado Vivacqua

Nenhum comentário:

Postar um comentário