quarta-feira, 27 de abril de 2011

ENTREVISTA com o Prof. Wilson Jorge

WILSON JORGE é professor do departamento de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP. Sua Livre-Docência teve como título O SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO E OS PROJETOS DE ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS.

ARQUITETURA E LIBERDADE

1PRECONCEITO COM ARQUITETURA PRISIONAL

transbordarquitetura!: Sabemos que a população carcerária brasileira beira, hoje, os 500.000 presos e que enfrentamos um calamitoso déficit de vagas no sistema prisional do nosso país. Mesmo assim, quando pensamos no envolvimento da arquitetura com questões públicas e de grande urgência política, ainda é raro, tanto no campo acadêmico quanto no mercado privado, encontrarmos exemplos de incursões na questão do problema prisional. Como você avalia o encontro entre a arquitetura e as questões carcerárias do nosso país? Ainda há um forte preconceito da arquitetura brasileira em abraçar essas questões?

Prof. Wilson Jorge: Os projetos carcerários são polarizados por dois conceitos que estão na base de toda concepção para os edifícios prisionais: o isolamento versus a ressocialização. A experiência de projetos acumulada no tema ainda sofre uma influência muito forte da visão conservadora, tanto do setor prisional, como da própria sociedade, de que o detento precisa ser basicamente isolado da sociedade, não merecendo maiores preocupações, nem maiores cuidados no cumprimento de sua pena. O tema se resumiria, nessa posição, em construir mais vagas, com o mínimo de investimentos, para reduzir o “déficit”, esvaziar as delegacias e diminuir a superlotação dos presídios. Poucos projetos refletem um maior cuidado com a questão da ressocialização que se consubstancia nos cuidados com os espaços em que o detento convive, se prepara para a futura liberdade e se comunica com o espaço externo, através das visitas, atendimentos,etc. Já tive oportunidade de encontrar esse preconceito em situações até imprevistas, por exemplo, arquiteto que projetou uma unidade socioeducativa de internação e que afirmou não ser um projeto que iria deixá-lo orgulhoso! Saliento também que uma questão anterior ao projeto e muito séria é a sua localização que já pode trazer problemas definitivos para a ressocialização.

2CONCURSO DE IDEIAS NESSA ÁREA

transbordarquitetura!: Alguns países europeus, como a Dinamarca, promovem concursos abertos de projetos de arquitetura para a construção de seus presídios. Você acha que é possível se pensar a realização de concursos de arquitetura para complexos penitenciários brasileiros? Seria esta uma boa forma de aproximar e sensibilizar os arquitetos para o problema carcerário do Brasil?

Prof. Wilson Jorge: Estamos ainda longe de se chegar a uma situação onde será possível abrir concursos para os complexos penitenciários. É necessário que o Estado afirme sua disposição de adotar projetos mais adequados e inseridos em uma política efetiva de ressocialização dos detentos. Além do que, é necessário que deixe de lado a política de sigilo para os projetos prisionais, na alegação de problemas de segurança. A questão carcerária está tão longe do interesse dos arquitetos que não conheço nenhuma comissão dos IABs tratando do assunto. Se existe, gostaria de entrar em contato.

3GERAÇÃO DA FORMA COMO LIBERDADE

transbordarquitetura!: A arquitetura moderna brasileira é muito conhecida por ter revelado na forma seus discursos políticos por liberdade. Grandes vãos, pilotis e a ausência de fechamentos são elementos que evocam o ideal de liberdade presente em diversos projetos de arquitetura, especialmente por aquela feita em nosso país. Sendo assim, como você imagina que nossa herança moderna pode se converter em um recurso potente para pensarmos projetos referentes a edificações carcerárias a serem construídas para o nosso país?

Prof. Wilson Jorge: Sim. Não tenho dúvida que essa herança, traduzida na capacidade dos arquitetos em conceberem soluções globais (inclusive a questão da pré-fabricação ou pré-moldagem), de enfrentar as premissas que a sociedade e o Estado colocam para o tema, levaria a resultados melhores para aquelas edificações e, como conseqüência, uma evolução para o setor.

__

Gostaria de agradecer a participação do arquiteto e professor Wilson Jorge nessa entrevista, que contribuiu e muito para nossa discussão sobre o tema da Arquitetura e a Liberdade. Não sobram dúvidas de que os problemas que envolvem os complexos penitenciários precisam com urgência ser abraçados por toda a sociedade, sendo da arquitetura um papel de destaque na formulação de novos paradigmas e na busca por justas e criativas soluções para as edificações carcerárias. Obrigado professor pelas sua contribuição!


2 comentários:

  1. Parabéns, Conrado, pela iniciativa! Não sou da área de arquitetura, mas achei muito interessante a entrevista e a abordagem.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Abordar arquitetura prisional, carcereira eu de presídios (?) é algo interessante. Um dos pontos que Wilson Jorge aborda é a dificuldade de localizar tais projetos na cidade. Isso me faz lembrar o caso da FATEC- zona leste. Cituado entre duas avenidas importantes e em frente a um terminal de ônibus, o grande terreno seria destinado para construção de uma prisão. Muita luta popular acabou trazendo a FATEC pra região. Claro que existem uma série de condicionantes para tal solução, mas esse caso mas faz pensar de fato pensar na insegurança que uma penitenciária "cria" onde é localizada: desde o medo de fugas até a desvalorização dos imóveis.

    ResponderExcluir