quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Recomeçando a transbordar...

Olá, pessoal!
Tudo bom?

Um ano novo começa e começo eu outra vez tentando criar aqui com vocês um espaço para compartilhar e comunicar coisas que me interessam investigar e discutir. Como muitas vezes estamos distantes e nem sempre dá para termos aqueles bons papos que eu adoro tanto (que vão de coisas extremamente profundas e abstratas àquelas bobas e superficiais), espero conseguir trazer para cá um pouquinho desses momentos e papos tão bacanas.

Assim, de alguma forma espero poder estar um pouquinho mais perto de cada um e de todos, pois cada vez me sinto mais convencido de que intelectualizar, construir conhecimento e cultura, só me fazem sentido quando compartilhamos nossas angústias, desejos, curiosidades e risadas com as outras pessoas. Principalmente aquelas que estão conectadas de verdade com a gente.

Espero, sinceramente, conseguir manter um contato perene aqui com vocês.

...

Bom, estou lendo um livro muito bacana, e que recomendo, chamado “In Search of a New Public Domain”. Cheguei nele através dos ótimos vídeos disponíveis no site da AA School de Londres, - ali se pode conhecer e assistir várias das palestras ministradas na escola inglesa! A que mais me interessou, e, admito, foi a única que assisti até agora, me atraiu pelo nome: “The City as Performance”.

Ainda não conhecia Arnold Reijndorp, autor do livro, mas logo me tornei seu fã. A palestra que assisti é maravilhosa e toca em assuntos muito importantes, principalmente no que diz respeito às nossas relações com o espaço das nossas cidades. Reijndorp é um estudioso do urbanismo na sua qualidade antropológica e está sempre beirando as fronteiras entre diversos campos de conhecimento, como arquitetura, sociologia e antropologia. Nada melhor do que ele para recomeçar aqui um blog que quer transbordar os assuntos da arquitetura para romper com suas fronteiras sem sentido.

Pois bem, da palestra de Reijndorp para seu principal livro foi um pulo para mim, ainda mais quando consegui encontrar “In Search of a New Public Domain” disponível online em pdf.

Pretendo trazer algumas coisas que tem me conectado com as discussões do livro e que me parecem importantes de serem conversadas aqui.

Enquanto isso, passo pra vocês os links, tanto dos ótimos vídeos da AA School como também do livro.
Divirtam-se com eles e continuamos conversando.
Um enorme abraço!
Conrado

LINKS:
Vídeos da AA
http://www.aaschool.ac.uk/PUBLIC/AUDIOVISUAL/videoarchive.php
The City as Performance, Arnold Reijndorp
http://www.aaschool.ac.uk//VIDEO/lecture.php?ID=1287
In Search of a Public Domains, Arnold Reijndorp
http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic758856.files/week_2/Hajer%20and%20Reijndorp_New%20Public%20Domain.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário