quarta-feira, 7 de julho de 2010

SESC Butantã. Av.Vital Brasil, Butantã. São Paulo.











SESC Butantã. Av. Vital Brasil, Butantã. São Paulo.




Projeto VII Conrado Vivacqua e Flavia Santana. Orientador. Marcos Acayaba.








Bom, aí está o resultado em maquete do projeto. Não consegui, definitivamente, colocar aqui as plantas. Quem sabe depois?
Abraços!

Um comentário:

  1. Oi COnrado,

    Interessante as reflexões sobre sistemas parasitas que se agregam a estruturas existentes. A relação pode variar de um diálogo com pré-existências (em contrastes ou "mimetismos") em termos de linguagem, até argumentos ligados a aspectos funcionais e de sustentabilidade. Não vi a planta, nem a implantação, mas me parece que o volume central busca unidade e integração ao mesmo tempo que cria um novo espaço (onde tem o verdume na maquete), espécie de pátio interno, que distribui o acesso para as funções. Talvez faça um pouco o papel do intruso que se põe a frente, mas procura integrar, como na discussão sobre o Mam no ibirapuera.
    Já os volumes encaixados nas estruturas, deixam mais claro o "caráter parasita" da intervenção, mas podem flexibilizar as funções.
    Só me soou um pouco estranho o espaço (que imagino que seja a praça de acesso) onde tem o (teatro, auditório) volume implantado na diagonal. Ele tem uma coisa meio icônica, ´por um vazio criado pelo recuo, mas também pela forma diversa de implantação e mesmo tipologia de arquitetura, que lembra mais a arquitetura moderna carioca, aquela mesma que serviu de base para uma reinterpretação do Artigas para desenvolver uma "arquitetura paulista". Enfim...só levantando questões e impressões pessoais.

    ResponderExcluir